FIBROSE

Michelle Bacchiegga
É um acúmulo excessivo de componentes da MEC (matriz extracelular), composto principalmente de colágeno, com endurecimento e limitação de mobilidade.
Todo tecido que sofre lesão, como no caso das cirurgias plásticas, irá cicatrizar, ter tecido cicatricial, mas não necessariamente evoluir para fibrose. Elas surgem em decorrência do processo de cicatrização, porem de forma exarcebada, sendo proporcional à intensidade da lesão.

O uso de condutas errôneas, como massagens agressivas, que causam dor ou aparelhos diversos (ultra-som, ventosas, carboxi, etc) podem prejudicar a cicatrização durante as fases de reparo tecidual e piorar o quadro. As fibroses podem surgir e causar além do incomodo estético, "sensação de repuxamento”,dor, edema residual e limitação funcional, fazendo com que o paciente não veja seu resultado final.

Independente do tempo e das tentativas frustradas de melhorá-las, as fibroses tem tratamento e também conseguimos preveni-las com condutas adequadas.
O tratamento mais eficaz segundo a literatura, é o controle do ambiente mecanobiológico dos tecidos, favorecendo metabolismo e função normais.
O LTF, exercícios específicos e mobilizações musculares e articulares são exemplos de estratégias usadas.
Como posso te ajudar?